Papel do Fogo

O fogo é um distúrbio natural no Cerrado, assim como em outros ambientes campestres ao redor do mundo. Há registros de queimadas no Cerrado antes da chegada do primeiro homem à América do Sul (registrado por meio do carvão no solo). As queimadas parecem ser distúrbios maléficos à biodiversidade, porém sem o fogo o Cerrado não seria como conhecíamos hoje.

Se voltarmos no tempo, a muitos anos atrás, no lugar do Cerrado não existiam árvores e arbustos tortuosos de médio porte separados por capim como vemos hoje, mas sim uma floresta, bem parecida com a Amazônica. No entanto, após este período, há aproximadamente 4 milhões de anos atrás, surgiu um tipo de gramínea que por se beneficiar de ambientes quentes em relação às outras plantas, conseguiu ampliar sua área de distribuição e se espalhou pelo mundo. Estas gramíneas são bastante inflamáveis quando estão secas e elas propiciam o surgimento de queimadas, inclusive no Cerrado.

O fogo tem um efeito muito conhecido em todas as vegetações: quanto mais se queima em um curto período de tempo mais aberta a vegetação tende a ficar (menos árvores e mais capim e arbustos). Isso acontece porque a frequência de queimadas aumenta a mortalidade das árvores maiores, enquanto que o capim morre mas coloniza rapidamente o local pela dispersão das sementes ou pelas sementes que já estavam no solo esperando germinar. Portanto, o ciclo natural de queimadas de um lugar depende muito da cobertura de capim que ela possui.

IMPORTÂNCIA

Mas se o fogo beneficia o capim e prejudica as árvores, por que ela é importante para o Cerrado? Porque existem várias espécies de animais e plantas que dependem destes ambientes abertos dominados por capim para sobreviver, e sem o fogo estes ambientes não existiriam. O fogo promove a diversidade de fitofisionomias (campo, cerrado, Cerradão) que conhecemos hoje e esta diversidade aumenta a biodiversidade regionalmente. Você deve estar se perguntando: mas se existem espécies que dependem de áreas abertas, que pegam fogo com uma certa frequência, devem existir outras espécies que dependam de áreas fechadas, que não pegam fogo com tanta frequência. E a resposta é sim! Por isso é importante conservar as áreas fechadas e abertas e não colocar fogo em todo e qualquer lugar!

PROBLEMÁTICA

Nós, seres humanos, estamos alterando a natureza das queimadas. Estamos colocando fogo todo ano (aumentando a frequência), e quase sempre no final da época seca. Nesta época, o capim está mais seco e a umidade do ar mais baixa, gerando queimadas muito mais intensas em comparação as queimadas naturais. Por quê? Porque as queimadas naturais acontecem na época das chuvas, sempre iniciadas por raios e no mínimo de quatro em quatro anos. Nesta época, a própria chuva costuma apagar as queimadas e as extensões delas são muito menores do que as que colocamos hoje.

Concluindo, fogo no final da estação seca e com uma frequência muito alta (todo ano), além de empobrecer o solo, altera o ciclo natural, em que as queimadas são eventos mais raros e menos fortes. Estas queimadas sim (as naturais), são importantes para manter a alta biodiversidade do Cerrado que conhecemos hoje.

Heitor Campos de SousaHeitor Sousa
Biólogo, atualmente é mestrando no programa de Ecologia da Universidade de Brasília.
Se interessa por ecologia, demografia e  conservação de répteis (enfoque em lagartos) na região Neotropical.
   Efeitos do fogo e das mudanças climáticas sobre répteis do Cerrado também fazem parte de sua abordagem.