Habitat Atividade Risco de Extinção (nacional)
semi-fossirial diurna LC
Distribuição:
Micrablepharus maximiliani possui registros na Bolívia, Paraguai e ampla distribuição no Brasil, ocorrendo em todos os estados, exceto os da região Sul e alguns estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Amapá e Acre). Está presente na Diagonal de Áreas Abertas Neotropical em ambientes de Restinga e enclaves de savana na Floresta Amazônica.
História natural:
Espécie criptozóica, vivendo em meio ao folhiço e solo arenoso, forrageando em meio a gramíneas. Alimenta-se de cupins, grilos e larvas de insetos. Atinge no máximo 43 mm de comprimento do corpo. Sua cauda colorida serve como proteção, pois desvia a atenção dos predadores de partes do corpo vitais para a sobrevivência, como a cabeça e tronco.
Diagnose/espécies que podem confundir:
Espécie característica pelo sua cauda de coloração azul e tamanho diminuto. Em algumas localidades é encontrada em simpatria com a outra espécie do gênero, M. atticolus. A maneira mais fácil de diferenciar estas espécies é observar a presença de uma linha branca longitudinal na lateral do corpo, sendo duas em M. atticolus e uma em M. maximiliani.