Répteis
Pertencentes a Classe Reptilia, há cinco Ordens de répteis viventes. A Ordem Squamata é composta pelos lagartos, serpentes e anfisbênias e são conhecidos como os répteis escamados. A Ordem Testudines é composta pelas tartarugas, cágados e jabutis, e são caracterizados pela presença de carapaça. Já os jacarés, crocodilos e aligátores e gaviais pertencem a Ordem Crocodilylia, e distinguem-se dos outros répteis por seu sistema circulatório diferenciado. Há ainda a Ordem Rhynocephalia que compreende as tuataras, um grupo de réptil diápisdo que ocorre apenas na Nova Zelândia.
Lagartos
Segundo Costa e Bérnils (2014), no Brasil são conhecidas 260 espécies de lagartos pertencentes a 15 famílias. No Cerrado, 119 destas espécies são encontradas, divididas em 14 famílias.
Legenda: Espécies de lagartos que ocorrem no Cerrado. Famílias estão destacadas com os nomes sublinhados. Entre parênteses está o número de espécies pertencentes aquela família no Cerrado e no Brasil. Espécies endêmicas são aquelas que ocorrem apenas no Cerrado e limítrofes são os lagartos que ocorrem apenas marginalmente neste bioma.
Serpentes
Segundo Costa e Bérnils (2014), no Brasil são conhecidas apenas 386 espécies pertencentes a 10 famílias. No Cerrado, são encontradas 166 destas espécies.
Crocodilianos
Segundo Costa e Bérnils (2014), no Brasil são conhecidas apenas 6 espécies, todas da mesma família, Alligatoridae. No Cerrado, são encontradas 5 destas espécies. Visto que todos os jacarés brasileiros aprensentam distribuição ampla, nenhuma das espécies é endêmica do Cerrado e também não ocorrem apenas em áreas limítrofes.