Ainda conhecemos muito pouco do Cerrado e toda a sua biodiversidade. Quais são as espécies de plantas e animais que ocorrem neste bioma? O que elas comem e onde vivem?
Como elas reproduzem? Porque uma espécie ocorre em alguns lugares e não em outros? Ainda, há muitos anos ouvimos falar da degradação ambiental, causada pela poluição e mau comportamento do ser humano sobre a natureza. Sabemos que ela afeta diretamente os seres vivos, podendo levar espécies a extinção, mas temos dificuldade em tomar atitudes para diminuir o nosso impacto no meio ambiente. Para responder estas e outras várias perguntas foi criado a Rede de Pesquisa Biota do Cerrado - uma rede de pequisa desenvolvida por professores, alunos e pesquisadores em diversas universidades que atuam no Cerrado.
Por trás de toda a informação disponibilizada no Museu Virtual do Cerrado, há muita pesquisa envolvida. A rede de pesquisa busca gerar publicações voltadas para o público especializado e para a sociedade em geral a respeito da biodiversidade e dos recursos naturais do Cerrado. De maneira resumida, os principais objetivos são:
- Ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade do Cerrado, em seus diferentes níveis (taxonômico, genético, filogenético, filogeográfico, morfológico e funcional);
- Identificar processos geradores e mantenedores da biodiversidade do Cerrado;
- Definir estratégias para promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade do Cerrado;
- Formar pessoal qualificado em biodiversidade do Cerrado;
- Promover a divulgação de conhecimento sobre a biodiversidade e do Cerrado para a sociedade.
De maneira específica, a Rede de Pesquisa Biota do Cerrado possui algumas metas:
META 1: Inventário da Biodiversidade do Cerrado, em seus diferentes níveis (taxonômico, genético, filogenético, filogeográfico, morfológico e funcional)
Produto 1: Principais lacunas de amostragem botânica e zoológica do Cerrado brasileiro preenchidas;
Produto 2: Condições melhoradas de infraestrutura e pesquisa das coleções botânicas, microbiológicas e zoológicas envolvidas (Coleções Zoológicas da Universidade de Brasília, Herbário da Universidade de Brasília, Herbário do CENARGEN, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Coleção de Peixes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de São José do Rio Preto);
Produto 3: Publicações e mapas contendo modelos da distribuição geográfica de grupos taxonômicos (abelhas, anfíbios, aves, bentos e plâncton, borboletas, cupins, morcegos, peixes, pequenos mamíferos, plantas superiores e répteis) do Cerrado brasileiro;
Produto 4: Publicações descrevendo novas espécies da biota do Cerrado;
Produto 5: Mapas da distribuição da biota e áreas de endemismo no Cerrado;
Produto 6: Publicações identificando padrões na distribuição da diversidade taxonômica, genética, filogenética, filogeográfica, morfológica e funcional da biota do Cerrado.
META 2: Identificação dos Processos Geradores e Mantenedores da Biodiversidade do Cerrado
Produto 1: Publicações sobre a estrutura genética e a filogeografia de espécies da fauna e flora do Cerrado;
Produto 2: Publicações sobre as consequências do aquecimento global sobre a biota do Cerrado;
Produto 3: Publicações sobre a relação entre a morfofisiologia da biota e os gradientes geográficos do Cerrado;
Produto 4: Publicações sobre determinantes da estrutura populacional e da estrutura de comunidades de grupos seletos da biota do Cerrado;
Produto 5: Publicações sobre a biogeografia da transição Cerrado-Amazônia, a transição Cerrado-Caatinga e os isolados periféricos de Cerrado nesses dois outros biomas.
META 3: Definição de Estratégias para promover a Conservação e o Uso Sustentável da Biodiversidade do Cerrado
Produto 1: Publicações sobre o estado de conservação de grupos seletos da biota do Cerrado brasileiro;
Produto 2: Publicações sobre a eficiência do atual Sistema de Unidades de Conservação para a preservação da biodiversidade e recursos naturais do Cerrado;
Produto 3: Publicações sobre métodos de manejo de biodiversidade para a sustentabilidade ambiental e socioeconômica de comunidades rurais;
Produto 4: Publicações sobre técnicas de restauração ecológica em ambientes sob forte pressão antrópica;
Produto 5: Publicações sobre os efeitos da fragmentação sobre a biota do Cerrado.
META 4: Formar pessoal qualificado em Biodiversidade do Cerrado
Produto 1: Recursos humanos especializados (sistematas, especialistas em biodiversidade e conservação, zoólogos e botânicos) formados e a qualificados, em diferentes níveis.
META 5: Promover a Divulgação de Conhecimento sobre a Biodiversidade do Cerrado para a Sociedade
Produto 1: Simpósio sobre “Biodiversidade do Cerrado: padrões, processos e conservação”;
Produto 2: Museu Virtual do Cerrado;
Produto 3: Material audiovisual e impresso para divulgação de aspectos relacionados ao manejo e conservação da biodiversidade e recursos naturais do Cerrado.
Em breve, relatórios e publicações científicas relacionadas a Rede de Pesquisa Biota do Cerrado poderão ser acessadas por aqui. Enquanto isso, conheça um pouco mais sobre os Projetos desenvolvidos pela rede.
Coordenador Geral:
Guarino Rinaldi Colli - Universidade de Brasília (UnB)
Departamento de Zoologia - Instituto de Biologia
Brasília- Distrito Federal