Papa-vento-verde: Polychrus marmoratus
Habitat Atividade Risco de Extinção (nacional)
arborícola diurna LC
Distribuição:
Espécie com ampla distribuição na porção norte da América do Sul, presente no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana Francesa e Trinidad e Tobago. No Brasil, é encontrada na Floresta Amazônica, nos estados da região norte, e no estados do Maranhão, Mato Grosso e Rondônia e de forma disjunta na Mata Atlântica e brejos de altitude na região sudeste e nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Ceará.
História natural:
Espécie de movimentos lentos, encontrado em áreas florestadas, em meio a ramos de árvores, podendo forragear no chão para buscar alimento. Há relatos em áreas de várzeas, igapós, florestas secundárias e áreas urbanas. Sua coloração críptica dificulta o seu encontro. Sua dieta é composta de insetos e aranhas, com eventual relato de material vegetal como folhas, frutos e sementes. Não possui diferença de coloraçãoo entre os sexos. Atinge comprimento máximo do corpo de 126 mm nos machos e 144 mm nas fêmeas.
Diagnose/espécies que podem confundir:
Difere-se por apresentar movimentos lentos, cauda longa (podendo ser duas vezes maior que o corpo) e não possuir uma linha diferenciada de escamas vertebrais. P. marmoratus apresenta coloração esverdeada e não apresenta diferenciação de escamas laterais, enquanto P. acutirostris possui coloração marron e uma linha de escamas laterais diferenciadas das escamas do dorso e ventre.