Calanginho: Ameivula ocellifera

Ameivula ocellifera (Spix, 1825)
Família:Teiidae

 

Habitat                                          Atividade                               Risco de Extinção (nacional)

terrícola                                        diurna                                                               LC

 

Distribuição:

Reconhecidamente um complexo de espécies, possui ampla distribuição na Diagonal Seca de Áreas Abertas da América do Sul, ocorrendo no Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. Presente desde o litoral do Nordeste até a região do Pantanal.

 

História natural:

Ameivula ocellifera é encontrada forrageando durante as horas mais quentes do dia, em locais arenosos. Facilmente encontrada nos locais em que ocorre e abundante, inclusive em ambientes alterados. Entretanto, trata-se de um complexo de espécies que necessita de estudos. Sua dieta é composta principalmente de cupins, com registros de predação de pequenos artrópodes como isópteros, aranhas, formigas, larvas de lepidóptera e de frutos. Se reproduz ao longo do ano, com ninhadas de 2-3 ovos. Atinge até 70 mm de comprimento do corpo.

 

Diagnose/espécies que podem confundir:

Espécie facilmente confundida com indivíduos juvenis de Ameiva ameiva, diferenciando-se por apresentar oito linhas de escamas ventrais (A. ameiva apresenta doze linhas). Possui grande variação de coloração, indo do verde ao marrom claro, com linhas longitudinais e pontilhadas na porção lateral do dorso e cauda e região gular maculada. Muito semelhante as espécies co-genéricas sendo necessário a análise de características de morfologia e folidose para diferenciação.