Teiú: Tupinambis teguixin
Habitat Atividade Risco de Extinção (nacional)
terrícola diurna LC
Distribuição:
Tupinambis teguixin é encontrada ao longo da Floresta Amazônica e em áreas de transição com o Cerrado, na Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Suriname e Guiana. No Brasil há registros para todos os estados da região norte, Maranhão, Mato Grosso e Goiás.
História natural:
Espécie encontrada em ambientes abertos e fechados da Floresta Amazônica, associada a presença de rios. Sua dieta é generalista, alimentando-se desde plantas e invertebrados até vertebrados. Sua ninhada pode ou não ser comunitária, composta de 4 a 32 ovos. Atinge até 345mm de comprimento do corpo.
Diagnose/espécies que podem confundir:
Espécie facilmente confundida com suas espécies tradiconalmente cogenéricas, pois são morfologicamente muito semelhantes. Possui uma escama loreal e ausência de listras longitudinais. Salvator merianae, que apresenta coloração semelhante (preto e branca com variação ontogenética), pode ser encontrada em localidades que T. teguixin ocorre, diferenciando-se, entre outros caracteres de diagnose, por apresentar duas escamas loreais.